A inteligência artificial (IA) é uma das maiores tendências da atualidade no mundo da tecnologia. Não há como negar que ela está transformando a maneira como as empresas operam em todo o mundo. Com a capacidade de analisar e gerar grandes quantidades de dados em tempo real, e tomar decisões baseadas em informações precisas, a IA está ajudando diversas corporações a aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente.
As principais áreas em que a IA está transformando os processos.
A inteligência artificial tem sido muito aplicada na automação de processos. A IA automatiza tarefas repetitivas que geralmente levam tempo para ser executadas manualmente. Assim, quem antes executava essas atividades, ganha mais liberdade e tempo no seu dia-a-dia para executar outras demandas ou projetos que ainda exigem habilidades humanas.
Outro cenário em que a IA está sendo muito utilizada é para aumentar a qualidade nos atendimentos, visando a experiência do cliente. Como dito anteriormente, essa tecnologia tem a capacidade de analisar grandes quantidades de dados, e isso pode ajudar as empresas a entender melhor as necessidades e preferências dos clientes; personalizando a comunicação e os serviços conforme as demandas de cada um. Todo esse poder ajuda as empresas a identificar tendências e padrões, permitindo tomadas de decisões mais informadas e precisas.
Cuidados e obstáculos
Apesar dos benefícios, a implementação da inteligência artificial pode apresentar diversos desafios. Um deles é a necessidade de garantir a segurança e a privacidade dos dados.
É essencial que as empresas implementem medidas de segurança adequadas para proteger as informações dos clientes, colaboradores e fornecedores.
Outro desafio, em alguns casos, é a necessidade de capacitar os colaboradores para que agreguem a IA às suas funções e demandas. É importante que as empresas invistam em treinamentos e capacitações, garantindo assim, que seus colaboradores estejam preparados para trabalhar com essa tecnologia. Afinal, o futuro exigirá isso.
Mercado e tendências
O mercado de inteligência artificial tem crescido rapidamente nos últimos anos. Impulsionado pelo aumento da demanda por soluções mais eficientes e pela redução dos custos das tecnologias, a IA está em ascensão.
O Gartner espera que até 2025, 70% das organizações tenham arquiteturas de IA operacionalizadas devido ao amadurecimento rápido das iniciativas de orquestração de inteligência artificial, e também estima-se que mais de 30% dos novos medicamentos e materiais serão descobertos sistematicamente usando técnicas de IA geradora.
Fonte: https://www.gartner.com.br/pt-br/artigos/quatro-tendencias-predominantes-do-gartner-hype-cycle-para-ia
Entre as tendências mais relevantes no mercado de IA, destacam-se:
- Operacionalização das iniciativas de inteligência artificial;
- Uso eficiente de dados, modelos e computação;
- Inteligência artificial responsável para decisões;
- Dados para inteligência artificial.
Entre as possibilidades e resultados mais relevantes estão:
- Melhoria na experiência do cliente;
- Otimização de processos internos;
- Automação de tarefas rotineiras;
- Redução de custos.
Fato é que a IA está dominando o mercado da tecnologia, e isso abre novas portas e oportunidades de negócio. Diversas outras soluções já são e deverão ser ainda mais, essenciais para garantir a funcionalidade e eficiência destas IAs que estão surgindo.